I.
Uma mulher caminha
num vasto deserto
Talvez seja uma praia
Ela não sabe
Nem eu
Pois estamos cegas.
Tudo o que sente sob seus pés
é areia
é fina
é quente
Talvez branca
Ela não sabe
Nem eu
Pois estamos cegas.
Areia entra
por seus dedos dos pés
Que afundam na sua brancura imaginada
Cada passo um novo encontro
Areia imaginadamente branca e
pés-pós-pés.
O céu é frio.
Venta.
Talvez seja o céu
Azul arroxeado,
Ou
verde e pálido,
Ela não sabe
Nem eu
Pois
Recusamo-nos a abrir os olhos.

Ela crê
(eu não)
que o céu transmutará em púrpura
mesmo que não possamos vê-lo
e prepara-se para tornar a enxergar
quando eu avistar que assim é.
(ela não recorda que também eu estou cega)

ela encosta seu peito ao meu
antes chamávamos plexo
encosta então
plexo-com-plexo
mas não enlaçamos os braços
abertos
e o reflexo no oásis tempo
seria bonito, se pudéssemos ver
mas ela não sabe
nem eu
pois já disse:
ambas cegas.

Do outro lado do mar, se pudéssemos ver
Saberíamos: uma nau cruza o oceano
Guiada por estrelas mutantes
Imutáveis catedrais são erigidas
E o homem não redime o homem.

Mas ela e eu
Mulheres somos.
E cegas
Por desventura da teimosia
De não olharmo-nos.

(Já é outro o dia agora
E sei que está perto do púrpura celeste desabar sobre nós
Tenho tanto medo
Que não cabe nessa poesia
E por isso permaneço na cegueira)

Ela então abre os olhos -
Ou talvez eu tenha os aberto primeiro
Não sei
E acho improvável a coincidência
De termos as duas aberto juntas
- e como estávamos, como ela disse -
plexo-com-plexo
tudo o que vemos é o ciclópico olho uma da outra
e isso nos parece
todo mundo

esquecemo-nos
da branca areia
do céu purpúreo
da praia desértica.
ainda cegas,
vendo os próprios olhos do tempo.

Precisou que aquela outra viesse
E nos narrasse
Em terceira pessoa do plural
e fizemos
nós


enlaçamos os braços
e areia
céu
e deserto
pareceram certos
em expulsar-nos
por ter profanado
e visto:
o céu que era branco
a areia púrpura
e estávamos
sós
nuas
e
loucas
numa pequena bacia de ágata azul marinho
numa cidade qualquer
que
também
cega
não nos via.

Nenhum comentário: